![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnBhTgvSku5LoaYopOyivnY-nXm-FavfIXXSVLQEDXaGK3dKrFxxngH8L9B2-vpFdW-rStvylsREPp8jTgF4tDsfUzZRj0pq-h1yUH_Q76zbiofKm53FSAlnOaflHDsiJQxfTlDYj9Jxc/s400/s-martinho.jpg)
Caros Elváticos
Como não temos o nosso historiador, faço aqui uma substtuição através de referência por uma fonte fidedigna, também chamado de "plágio" para os amigos...
Antes de lerem a lenda, fica aqui o convite para a realização de evento Elvático no dia de S. Martinho. Se alguém tiver àgua pé, ou souber a quem comprar, agradecemos que diga, pois não é assim tão fácil como parece de arranjar.
Saudações Elváticas e desfrutem da lenda:
Ricardo Claro
"Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho."
texto retirado de: http://educacaodeinfancia.com/lenda-de-s-martinho/