No passado sábado realizou-se o USM de Março 2010, um restaurante a estriar prometia uma boa noite de copos e fados.
Como já é habitual a maltinha reuniu-se antes no Moedas para um "pequeno" aquecimento que se iniciou às 14h00 e onde se beberam um par de minis, por volta das 20h15 os bravos do aquecimento deslocaram-se até ao Clube de Tiro para se dar inicio ao solene evento.
Tivemos a alegre presença de alguns elementos que tinham andado desaparecidos e uma presença feminina, no total 8, quanto ao néctar dos deuses foi Adega Mayor e Adega Cooperativa de Borba. A comida propriamente dita não estava ao agrado de todos pois relação qualidade preço ficou muito abaixo das expectativas da malta.
Ao lado da nossa mesa estava uma festa de aniversário de meninas, até aqui tudo normal não fosse as meninas serem exactamente as mesmas que estavam na Adega Regional no USM passado também a celebrar um aniversário. Como é óbvio foi imediatamente aberto um inquérito de averiguações, não fosse a CIA, FBI ou até mesmo o KGB andarem a espiar-nos camuflados com a beleza feminina, mas passados 30 segundos o tal inquérito foi arquivado, chegou-se à conclusão que são um grupo de meninas que segue o nosso blog e combina os jantares através do mesmo, na forma de aniversário para darem menos nas vistas.
Este USM fica também marcado por um record absoluto e muito difícil de bater, pois a maior parte dos Elvaticos levantaram o traseiro das cadeiras às 3h da manhã, depois de muita insistência dos empregados do restaurante, como a hora mudou consideremos que foi até às 2h mas mesmo assim meus senhores é muito tempo, é muito Whisky.
Dali aproveitámos a localização e deslocámo-nos dez metros mais para o lado até à festa dos anos 80 no Moto Clube. Num ambiente muito bom, tanto na generalidade do bar como no seio dos Elvaticos, passámos uma noite como à muito não o fazíamos, parecia que tínhamos todos novamente 18 anos, sendo o clímax desta euforia adolescente que se apoderou dos nossos corpos, a dança que o nosso amigo e totalista de jantares inventou, meus amigos aquilo foi o inicio de uma nova corrente artística, uma mistura de Classicismo com Modernismo, com um toque muito acentuado de Romantismo, isto tudo envolto numa alegria estonteante, meus caros isto foi digno de se ver.
A noite terminou, pelo menos para mim, no Moto pois já não se reuniam as mínimas condições para ir ao etc…
O saldo deste USM para mim foi muito positivo, só a lamentar a falta de muita maltinha que infelizmente não pôde estar presente.
Quero ainda aqui aproveitar para em nome de todos os Elvaticos desejar um feliz aniversário ao Mário Araújo que esteve presente neste USM e hoje completa 27 primaveras. Muitos Parabéns.
Um Abraço
Tiago Figueira
O NASCIMENTO DESTE GRUPO
Neste blog escreve-se em Português, Português Calão, ou simplesmente cometem-se erros ortográficos!
Neste blog escreve-se em Português, Português Calão, ou simplesmente cometem-se erros ortográficos!
terça-feira, 30 de março de 2010
sexta-feira, 26 de março de 2010
USM Março
Depois da votação que decorreu esta semana ficou decidido que o USM de este mês se realizará no Clube de Tiro às 20h00, para os mais aventureiros a partir das 14h00 no moedas.
Um Abraço
Tiago Figueira
Um Abraço
Tiago Figueira
sábado, 13 de março de 2010
O verdadeiro Novo Visual (#2)
Antes de começar a falar do que me trouxe aqui, queria pedir desculpa ao nosso director de redacção, para os mais chegados ex-Sheriff das Galveias mais recentemente promovido a agente do CSI, pois comprometi-me a escrever uma “Nova” no mês de Março, mas esqueci-me por completo e como mais vale tarde que nunca, aqui vos deixo a minha “Nova”.
Pedidas as desculpas e aceites, vou então dar-vos, eu também, uma sova mas desta vez sobre Estória. Se chegaram até aqui peço-vos que leiam até ao fim, porque este episódio da nossa História não vem em livros, não se aprende em aulas do mesmo tema e diria até que nem o emblemático Prof. José Hermano Saraiva sabe deste pequeno, grande, marco histórico que elevou a palavra amizade ao seu mais alto significado.
E deixando esta pequena introdução, que já vai longa, passo a falar do que realmente importa, datava o ano de 1909 no reinado de D. Manuel II quando este, devido à situação crítica que o país vivia na altura, após o regicídio de 1908, decidiu reunir um grupo de jovens emblemáticos da sociedade daquela altura, oriundos dos mais diversos locais do reinado e mesmo de antigas colónias, como Brasil, Angola e Macau.
Tendo sido a sua proposta acatada pelo grupo, foi lhes pedido para que comparecessem no último sábado desse mesmo mês na bela cidade de Elvas. Chegado o último sábado (dia 30) do mês de Janeiro de 1909 e conforme combinado, encontraram-se pela primeira vez todos aqueles a quem o Rei D. Manuel II tinha pedido comparência. O local do encontro foi o Palácio nº 2 de Elvas pertencente a um desses jovens que por sinal era amigo íntimo do Rei, Príncipe Luís “Rei da Patilha” Menezes. A razão pela qual levou o Rei D. Manuel II a reunir estes audazes e heróicos jovens e o que foi dito naquele palácio ainda hoje se mantém em segredo, do pouco que se sabe sendo que nada é verdadeiramente confirmado é que esse encontro passou a ter uma sigla, sigla essa que gira em volta de alguma polémica sendo que alguns apoiam a tese de que significava Ultra Secret Movement, visto que eram reuniões marcadas por muito secretismo (daí também ser em inglês pois só nobres e inteligentes jovens como estes tinham acesso a tal lingua), outros por seu lado, apoiam que USM significava Ultimo Sábado do Mês, visto que cada encontro era realizado no ultimo sábado de cada mês. Muitos comentam, muitos palpitam, outros dizem que tais reuniões transformaram meros desconhecidos em verdadeiros amigos e que tal amizade passou de geração em geração até chegar aos nossos dias e que tais encontros continuam a acontecer no Ultimo Sábado de cada Mês. E a cada elemento do grupo o Rei D. Manuel II deu a denominação de Elvático, deduzindo-se por razões óbvias que o prefixo “Elv” provem da cidade que deu inicio a estas emblemáticas reuniões mensais e o sufixo “Ático” originário da bravura e coragem que tais nobres jovens demostraram ao longo destes 101 anos de História do nosso país.
O único capaz de manter que este acontecimento é real e não pura ficção, é uma fotografia encontrada no Arquivo Histórico Nacional em que mostra uma dessas muitas reuniões e que reflecte bem o espírito de amizade vivida no seio deste grupo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIoBaLDAiOh7iIQ_GqEsQWLXQNlm5gYsvxoqNAVaB6BnvVShZg8qKICEezwjc4zpO4oKF-sYt8tfrifpmeSttIqaBWQAkrXCvZzyY9gWzXnv4T4k4MG320tNw2ADQI389KjNvHnJuVl8s/s400/DSC00648.JPG)
Legenda: Da direita para a esquerda
D. Joaquim "Rei da Cortiça Amorim" Ramalho
Visconde Nuno "Tá escasso" Duarte
D. Bruno "dos planadores" Brotas
Sir Nuno "Negrecitudes" Vidinha
D. Ricardo "Presi Benjamin" Claro
D. Diogo "Fraco" Lopes
D. José "das Regras" Guerra
Sir Tiago "Sheriff das Galveias" Figueira
Conde Tiago "Pavão" Bugio
Visconde Vitor "Nheco" Espadanal
D. Ricardo "Rockabilly Cajó" Sereno
Nesta imagem não se encontram todos os membros, como por exemplo Principe Luis "Rei da Patilha" Menezes, ou o ilustre D. Tiago "Roby" Parreira, ou o saudoso Sir Bruno "Chino" Rangém ou ainda o D. Mário "Pornasca" Araújo entre outros que por diversos motivos não puderam estar presente para marcar este momento histórico.
E com isto vos deixo, pedindo a outros que se souberem de mais um marco estórico destes tão nobres jovens que o divulgue para que Portugal fique a conhecer os verdadeiros Elváticos.
Um abraço
Bruno Brotas
Pedidas as desculpas e aceites, vou então dar-vos, eu também, uma sova mas desta vez sobre Estória. Se chegaram até aqui peço-vos que leiam até ao fim, porque este episódio da nossa História não vem em livros, não se aprende em aulas do mesmo tema e diria até que nem o emblemático Prof. José Hermano Saraiva sabe deste pequeno, grande, marco histórico que elevou a palavra amizade ao seu mais alto significado.
E deixando esta pequena introdução, que já vai longa, passo a falar do que realmente importa, datava o ano de 1909 no reinado de D. Manuel II quando este, devido à situação crítica que o país vivia na altura, após o regicídio de 1908, decidiu reunir um grupo de jovens emblemáticos da sociedade daquela altura, oriundos dos mais diversos locais do reinado e mesmo de antigas colónias, como Brasil, Angola e Macau.
Tendo sido a sua proposta acatada pelo grupo, foi lhes pedido para que comparecessem no último sábado desse mesmo mês na bela cidade de Elvas. Chegado o último sábado (dia 30) do mês de Janeiro de 1909 e conforme combinado, encontraram-se pela primeira vez todos aqueles a quem o Rei D. Manuel II tinha pedido comparência. O local do encontro foi o Palácio nº 2 de Elvas pertencente a um desses jovens que por sinal era amigo íntimo do Rei, Príncipe Luís “Rei da Patilha” Menezes. A razão pela qual levou o Rei D. Manuel II a reunir estes audazes e heróicos jovens e o que foi dito naquele palácio ainda hoje se mantém em segredo, do pouco que se sabe sendo que nada é verdadeiramente confirmado é que esse encontro passou a ter uma sigla, sigla essa que gira em volta de alguma polémica sendo que alguns apoiam a tese de que significava Ultra Secret Movement, visto que eram reuniões marcadas por muito secretismo (daí também ser em inglês pois só nobres e inteligentes jovens como estes tinham acesso a tal lingua), outros por seu lado, apoiam que USM significava Ultimo Sábado do Mês, visto que cada encontro era realizado no ultimo sábado de cada mês. Muitos comentam, muitos palpitam, outros dizem que tais reuniões transformaram meros desconhecidos em verdadeiros amigos e que tal amizade passou de geração em geração até chegar aos nossos dias e que tais encontros continuam a acontecer no Ultimo Sábado de cada Mês. E a cada elemento do grupo o Rei D. Manuel II deu a denominação de Elvático, deduzindo-se por razões óbvias que o prefixo “Elv” provem da cidade que deu inicio a estas emblemáticas reuniões mensais e o sufixo “Ático” originário da bravura e coragem que tais nobres jovens demostraram ao longo destes 101 anos de História do nosso país.
O único capaz de manter que este acontecimento é real e não pura ficção, é uma fotografia encontrada no Arquivo Histórico Nacional em que mostra uma dessas muitas reuniões e que reflecte bem o espírito de amizade vivida no seio deste grupo.
Legenda: Da direita para a esquerda
D. Joaquim "Rei da Cortiça Amorim" Ramalho
Visconde Nuno "Tá escasso" Duarte
D. Bruno "dos planadores" Brotas
Sir Nuno "Negrecitudes" Vidinha
D. Ricardo "Presi Benjamin" Claro
D. Diogo "Fraco" Lopes
D. José "das Regras" Guerra
Sir Tiago "Sheriff das Galveias" Figueira
Conde Tiago "Pavão" Bugio
Visconde Vitor "Nheco" Espadanal
D. Ricardo "Rockabilly Cajó" Sereno
Nesta imagem não se encontram todos os membros, como por exemplo Principe Luis "Rei da Patilha" Menezes, ou o ilustre D. Tiago "Roby" Parreira, ou o saudoso Sir Bruno "Chino" Rangém ou ainda o D. Mário "Pornasca" Araújo entre outros que por diversos motivos não puderam estar presente para marcar este momento histórico.
E com isto vos deixo, pedindo a outros que se souberem de mais um marco estórico destes tão nobres jovens que o divulgue para que Portugal fique a conhecer os verdadeiros Elváticos.
Um abraço
Bruno Brotas
terça-feira, 9 de março de 2010
Novo Visual (#2)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6w1fQcaQVOFtun4b2WwaWy0yjaQc1NXzjwIzu3rKtBAswhI7Uad7CUhU-rpSXgYt5UBF_LqeUI_f5zCPGFXc-4ne9E6xFH1gVa2CMtqh_RIUtDomrDLU9MEuvVdcIpJ8n1Aq9Wb6tyTw/s320/algarve+2004+088.jpg)
Já por várias vezes avisei os elementos deste grupo que se não tomassem a iniativa de colocarem uma imagem no cabeçalho do Blogue e comentarem-na, como foi a ultima ideia de dinamização, iria novamente faze-lo eu e pregar-vos-ia mais uma sova de História. Após esta ameaça arranjei logo pelo menos 1 pseudo-voluntário, que se prontificou a sacrificar 10 minutos do seu dia só para não ter que levar com outra fotografia de história.
Pois bem, esperei esperei e... qual o resultado???????
Nada.
Deste acto só posso tirar duas ilações, a primeira é que adoram as sovas que vos prego da História de Elvas. A segunda e mais provável é que o pessoal é muito ocupado e não pode dispender 10 minutos do seu precioso tempo.
Mas como eu hoje também estou um pouco ocupado só vim mesmo mudar o visual do Blogue, e para alegria e alívio de todos, a história ficará para outra oportunidade.
Um Abraço
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIAxTuhy_-9VXiuz1R9FMB4MHz4Xv21lFZKa5HxyEBJcBSmc93YPZq5aHga7wMIHjo-8Wybcgsw4Orvdzp5HhNLGwKGs76SX3UybhrvRq4Z82P3M_T9_mYGUVKJCfw6Ar0yxjIXrnw7K0/s200/Assinatura+2.bmp)
PS: A foto do texto é só uma pequena e difícil pista do Pseudo-voluntário.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Preparativos Ajuda 2010
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhN-KIwl66qRYPRu1eKVA_xItCyBssgiAjAJ7wvb1Ar-DKbTGGaYpxHO8xbhYX_g9Yk0x4IYKBm68k1crESiIHhsR6kagkSviZ-Zh-UGC8bPy6MMo2UrLSdBT3Lp895EsK9q9OWlpEy5Sk/s200/ponte+ajuda+1.jpg)
Caros Elvátivos,
A aproximadamente um mês da Páscoa, está a rebentar uma vontade Elvática de deixar a nossa pegada nesse grande evento que é a peregrinação de elvenses para a margem do Guadiana, onde tradicionalmente se passa mais ou menos tempo, em condições mais ou menos aciganadas e onde o alcool parece nascer de tudo o que são pedras e pedrinhas...
O nosso caro Elvático Ganchinho, Hanky para os amigos, está extremamente empenhado em organizar este evento de forma memoravel!
Assim serve este Post no nosso muito visitado blog, para que todos os que estiverem interessados o demonstrem, de modo a que a logística possa ganhar forma.
Grande Abraço Elvático,
Ricardo Claro
terça-feira, 2 de março de 2010
Crónica do 14º USM
No sábado dia 27 realizou-se mais um USM, desta vez o 14º da existência deste singular grupo de amigos.
Decorreu no Restaurante “Adega Regional” um ícone da restauração elvense pela sua qualidade gastronómica, tipicamente alentejana ( as lulas das espetadas foram pescadas na barragem do Caia, e eram frescas).
Beberam-se uns litros de vinho outros de sangria mas nada do outro mundo, prova disso é que pudemos lá voltar sem qualquer resistência por parte da gerência.
Contámos com a presença de um novo elemento, o amigo Leo que foi muito bem-vindo e continuará a ser nos próximos 78000 USM’s.
Como tem sido tradição em ultimas edições compareceu neste jantar uma celebridade, desta vez tivemos o prazer de contar com a presença de sua Alteza Real o Duque de Elvas.
Durante o jantar discutiu-se o passado, o presente e o futuro socioeconómico do nosso querido Portugal, pois temas como a colonização, a pena de morte e morosidade da justiça, as verbas disponibilizadas para a catástrofe da Madeira e o PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) estiveram na ordem da “noite”.
Após o jantar e de alguma pressão sobre alguns elementos, ninguém se chegou à frente para uma garrafa de Whisky, sinal evidente que a crise também chegou aos Elvaticos, pois noutros tempos mais risonhos tínhamos de limitar o numero de Elvaticos de coração (leia-se carteira) aberto, mas enfim certamente melhores tempos virão.
Outro assunto que se tratou foi uma possível invasão Elvatica a Madrid para o próximo fim-de-semana, os Sportinguistas aproveitam para dar um pulo ao Estádio Vicente Caldéron e ver o seu clube esmagar o Atlético de Madrid, e depois, durante o fim-de-semana lograr-se-ão para espalhar o seu charme pela capital espanhola.
A patuscada terminou e os Elvaticos rumaram até à já lendária “Casa Adélia”, daí seguiu-se uma pequena viagem até ao Moto Clube onde houve muito baile.
Foi um jantar sem grandes extravagancias mas tranquilo e agradável.
Um abraço,
Tiago Figueira
Decorreu no Restaurante “Adega Regional” um ícone da restauração elvense pela sua qualidade gastronómica, tipicamente alentejana ( as lulas das espetadas foram pescadas na barragem do Caia, e eram frescas).
Beberam-se uns litros de vinho outros de sangria mas nada do outro mundo, prova disso é que pudemos lá voltar sem qualquer resistência por parte da gerência.
Contámos com a presença de um novo elemento, o amigo Leo que foi muito bem-vindo e continuará a ser nos próximos 78000 USM’s.
Como tem sido tradição em ultimas edições compareceu neste jantar uma celebridade, desta vez tivemos o prazer de contar com a presença de sua Alteza Real o Duque de Elvas.
Durante o jantar discutiu-se o passado, o presente e o futuro socioeconómico do nosso querido Portugal, pois temas como a colonização, a pena de morte e morosidade da justiça, as verbas disponibilizadas para a catástrofe da Madeira e o PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) estiveram na ordem da “noite”.
Após o jantar e de alguma pressão sobre alguns elementos, ninguém se chegou à frente para uma garrafa de Whisky, sinal evidente que a crise também chegou aos Elvaticos, pois noutros tempos mais risonhos tínhamos de limitar o numero de Elvaticos de coração (leia-se carteira) aberto, mas enfim certamente melhores tempos virão.
Outro assunto que se tratou foi uma possível invasão Elvatica a Madrid para o próximo fim-de-semana, os Sportinguistas aproveitam para dar um pulo ao Estádio Vicente Caldéron e ver o seu clube esmagar o Atlético de Madrid, e depois, durante o fim-de-semana lograr-se-ão para espalhar o seu charme pela capital espanhola.
A patuscada terminou e os Elvaticos rumaram até à já lendária “Casa Adélia”, daí seguiu-se uma pequena viagem até ao Moto Clube onde houve muito baile.
Foi um jantar sem grandes extravagancias mas tranquilo e agradável.
Um abraço,
Tiago Figueira
segunda-feira, 1 de março de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)